sexta-feira, 3 de abril de 2015

Peeira ou fada dos lobos

                               Peeira a fada dos lobos 


 

 Oioi gente, bom o post de hj é sobre um assunto que me deixou fascinada, juntou minha duas paixões, fadas e lobos.. 

    li sobre o assunto pela primeira vez a pouco tempo no site A dança das fadas, eu resolvi pesquisar mais sobre o assunto em varios sites.. 
 Bom sem mais delongas aqui esta o post,. espero que gostem...



Peeiras não são nada nojentas, peludas ou mesmo monstruosas, mais são como guias espirituais dos Garous, ou Lycans (lobisomens e cia).


Segundo o Wikipédia:
Peeira ou fada dos lobos é o nome que se dá às jovens que se tornam guardadoras ou companheiras de lobos. Elas são a versão feminina do lobisomem e fazem parte das lendas de Portugal e da Galiza. A peeira tem o dom de comunicar e controlar alcateias de lobos.



Uma grande fato que todos sabem é que a Peeira é uma moça cujo os dons são voltados a lobos e lobisomens, mais o mais incrível ainda é que não se muita coisa sobre elas na internet. Por incrível que pareça a única descrição do wikipédia sobre elas é de apenas um parágrafo e nada mais.



 Mais a Peeira é uma criatura que segundo a lenda, seria a sétima filha de um casal ou ainda uma fada. Sua lenda provêm de Portugual e não é muito conhecida aqui no Brasil. Acredito que de fato, a Peeira seja um elemental. Não necessariamente uma fada. A Peeira é uma jovem que costuma andar na companhia de uma alcatéia, a qual controla. Versões mais sombrias da lenda, contam que ela seduz os homens que encontra em seu caminho para depois transformá-los em comida para sua alcatéia. A deusa Hécate é um tipo de Peeira, que pode ser vista em clareiras ou esquinas, ora com uma matilha, ora com uma alcatéia. Acreditava-se que, nas noites de lua nova, ela aparecia com sua horrível matilha de cachorros fantasmas diante dos viajantes que por ali cruzavam. Ela enviava aos humanos os terrores nocturnos e aparições de fantasmas espectros. Era associada à deusa Perséfone, a rainha dos infernos, lugar onde Hécate vivia. Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova. Era representada com três corpos e três cabeças, ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas em seu pescoço. Seus animais eram os cachorros, lobos e ovelhas negras.

  A  Peeira também é considerada por muitos como um tipo de lobisomem. O que acho que não tem nada haver, pois não há nenhum relato que ela tenha assumido a forma animalesca do lobisomem
( e também são varias as "ipo teses" de como realmente sao as peeiras, na minha ideia elas protegem os lobos e não os lobisomens.. mais cabe a vc acreditar em uma dessas ipo teses) 



Podemos ver que há algumas versões sobre tal ser, uma bem sombria por sinal e outra menos má. Mais podemos ter certeza do fato que a Peeira é o ser destinado a servir, ou orientar as criaturas raivosas e de espíritos perturbados que são os lobisomens. Ela seria como uma fonte que traria paz ao espírito perturbado acalmando a fera e fazendo-a raciocinar melhor, uma alcateia que possuir uma peeira é uma alcateia poderosa, pois além de seu dom de calma ela tem o dom de se comunicar com os lobos e lobisomens. 


Uma outra ideia que temos sobre ela é que ela poderia ser uma bruxa, mais nao uma bruxa má, mais sim uma bruxa elemental, da qual seus dons estão voltados a natureza.
 

(...)
Quando a planície logo antes do bosque rapidamente cobriu-se de neve, o Inverno mandou a mensagem mais clara de que chegara implacável e forte. A menina parou de súbito, e mirou o horizonte por trás de si com seus olhos puxados cor de amêndoa.

Desenhava-se lentamente na nevasca a silhueta de uma forma gigantesca e negra, a caminhar em sua direção – mas ela não se moveu. Logo, um imenso lobo, escuro como um pedaço de noite tomou forma e, aproximando-se da garota, envolveu o pequenino corpo da menina, protegendo-a da fúria do Inverno.

Sem mover os olhos da linha do horizonte atrás de si, a garota disse:

-Agora você está grande, mas quando andamos lado a lado é mais baixo do que eu, já reparou? Como é que as pessoas têm medo de lobos, se são menores do que elas? Não acredito que deveriam temer lobos…

Impassível, o lobo respondeu:

-Você viveu mesmo poucos invernos, minha criança… Um lobo nunca é somente um lobo. Somos parte de um organismo maior; a alcatéia. Pequenos como você diz, mas em grande número, trazemos ao chão e levamos à morte criaturas maiores que seus mais absurdos pesadelos.

(...)


Enfim não se sabem muito sobre tal ser, ser que encanta e esbanja paz, um ser que controla e comunica-se com os animais, uma direção para os lobos uma guia para os lobisomens, a Peeira é esta criatura fantástica, é a fada dos lobos! 

Mais e você? O que acha dela? como você imagina ela? Quais são os poderes que você acha que ela tem? Deixe seu comentário, e diga o que achou do post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário